FALTAM 95 DIAS.

Expo Franchising quer gerar R$ 200 milhões em negócios

Data: 05/10/2016
Fonte: DCI /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

A atual crise econômica obviamente aumenta a recessão. Por outro lado, favorece o mercado de franquias, avalia o presidente da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio), Beto Filho. Afinal, a abertura de um empreendimento próprio é vista como uma alternativa segura para quem pode investir.

É esse público que a 10ª edição da Expo Franchising ABF-Rio 2016 quer conquistar. De amanhã a sábado, no Riocentro, mais de 200 expositores apresentam suas marcas de franquias nas áreas de Alimentação, Educação, Beleza e Bem-Estar, Limpeza e Conservação, e Negócios, Serviços e Outros.

Desde estudantes universitários que desejam empreender até a terceira idade que precisa voltar ao mercado para complementar a renda familiar, a estimativa de público varia entre 25 e 30 mil pessoas. A expectativa da ABF-Rio é gerar cerca de R$ 200 milhões em negócios.

Durante o evento serão oferecidas palestras sobre temas diversos, como empreendedorismo, negócios, financiamentos e temas ligados a questões jurídicas para orientar os interessados em adquirir uma franquia.

"Temos a máxima de que o franchising é o último setor a entrar na crise e o primeiro a sair dela. Com os milhões de desempregados que surgiram nesse período, a área acaba sendo uma potencialidade para essas pessoas, como uma alternativa segura no cenário econômico atual. Para este ano, temos expectativa de crescimento de 8%", diz Beto Filho.

De olho nos números

No primeiro semestre de 2016, o estado tinha 9.210 franquias em operação, uma expansão de 6% na comparação com o mesmo período de 2015. Desse total, 1.806 são no interior. Até junho, 360 marcas operavam no território fluminense, o que corresponde a um aumento de 21% em relação ao ano passado.

De janeiro a junho, o setor de franquias teve faturamento de R$ 7,4 bilhões no estado (10,7% do faturamento nacional, de R$ 68,89 bilhões). Isso corresponde a um crescimento de 12,2% quando comparado com os seis primeiros meses de 2015. A taxa de fechamento de unidades no estado é de 3,9%, considerada normal. Os dados são da ABF-Rio, que espera manutenção do ritmo de crescimento até o fim do ano.

"O aumento do faturamento de franchising no primeiro semestre teve relação com a movimentação turística no estado, no período que antecedeu a Rio 2016. Agora, vejo uma onda diferenciada no Rio para atrair novas marcas e fazer o mercado voltar a crescer", acredita Beto.

A ABF-Rio também fez levantamento sobre o desempenho do setor de franquias no interior. Campos dos Goytacazes e Macaé, ambas no norte fluminense, têm a maior participação no mercado, com 2,2% e 2%, respectivamente, das unidades. Cabo Frio (1,8%), na Região dos Lagos, e Petrópolis (1,7), na região serrana, aparecem logo em seguida.

Entre as principais estratégias para a expansão do mercado de franquias está a interiorização de unidades. Para Beto Filho, cidades da região metropolitana como Niterói e São Gonçalo, e da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, têm grande potencial de crescimento e rentabilidade para o setor.

"O estado tem um campo muito vasto a desbravar com a interiorização. São regiões com dinâmicas econômicas próprias e que, em geral, são ávidas por marcas e produtos de franquias", aposta.

Mercado em expansão

O setor de Alimentação é, historicamente, o líder na compra e venda de franquias e responde por 27% das unidades no estado. Em seguida aparece Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, com 17% de participação no mercado. Educação e Treinamento está em terceiro lugar com 12% de atuação.

Para a Expo Franchising deste ano, os destaques são os novos modelos de negócios. Entre eles, como contêineres, quiosques externos e home office, além dos conhecidos food trucks. As microfranquias, com investimentos a partir de R$ 5 mil, são opções mais simples para empreendedores iniciantes, com processos de gestão mais práticos.

Leia também

» Pesquisa Dia dos Namorados: lojistas acreditam que consumidores devem gastar entre R$ 50 e R$ 100 » Mercado espera crescimento nas vendas de carros em 2017 » Setor automotivo começa a se recuperar em 2017
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9361
expofranchising@fagga.com.br
COMPRE SEU INGRESSO
COMO CHEGAR
VIAGEM + HOSPEDAGEM
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ