Mercado de microfranquias cresce no Brasil: O modelo de microfranquia já representa 18% das marcas e o setor registrou expansão de 8% no ano passado

Data: 26/05/2017
Fonte: Sua Franquia


O modelo de microfranquia já representa 18% das marcas e o setor registrou expansão de 8% no ano passado, passando de R$ 139,593 bilhões para cerca de R$ 150 bilhões. Em quatro anos as microfranquias obtiveram um crescimento de 45% em número de marcas, saindo de 384 unidades em 2013 para 557 em 2016.


A Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta uma projeção de crescimento do setor para 2017 ficando entre 7% e 9% , com um incremento de 2% a 3% no número de empregos diretos no franchising. Em 2016, de acordo com o estudo da ABF, operavam no País 557 marcas com unidades de microfranquia. No ano passado, o mercado de franquias como um todo encolheu 1,1% em número de redes, 27 empresas ou fecharam as portas ou recompraram suas unidades, abandonando o modelo de franchising.


Já o sistema de venda porta a porta surpreendeu positivamente como mostram os números da Golfran, que conta com 132 franqueados espalhados em todos os estados brasileiros. A empresa inseriu 22 novos franqueados em todas as regiões do Brasil em 2016, tendo como maior foco Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O crescimento em unidades de franquia da Golfran foi de 19% no ano passado e 45% das novas unidades foram inauguradas na região, alvo do Planejamento de expansão, a região Sudeste, que conta com 6 novas unidades em Minas Gerais, 4 em São Paulo, 1 no Espirito Santo e 1 no Rio de Janeiro.


A empresa ficou em 5º. lugar no Ranking das dez maiores microfranquias do País, de acordo com o Estadão PME Pequenas & Médias Empresas.


O crescimento aconteceu devido a maior exposição da marca junto à participação em eventos do segmento. Sandro Labbati, Gerente Comercial da Golfran, espera que em 2017 haja um crescimento nas unidades franqueadas de 33%. Para tanto, criou as Convenções Regionais que têm como objetivo focar em assuntos de cada localidade e estreitar a relação entre franqueador – fraqueado, discutir os problemas e soluções de cada região.


Outra ação de destaque está sendo desenvolvida por Kimberly Cavalli, Gerente de Marketing e Analista de Produto, que é o lançamento do novo catálogo Golfran Joias, tendo como estrela uma das top bloggers mais influentes do Paí s, Lalá Noleto, clicada em Jurerê Internacional.


Como estratégia, para incrementar a venda direta é necessário chamar a atenção para certos recursos que ajudam a fechar a venda por relacionamento. A Golfran, por exemplo, investe em catálogos que apresentam tratamento especial, a exemplo do de Joias que destaca as peças em tamanho real, com detalhes em verniz e relevo. "Produzimos o catálogo para que o cliente tenha a sensação de tocar nas peças, já o Catálogo Baby é olfativo e lembra o cheirinho dos bebês", ressalta Kimberly Cavalli.


A Golfran possui o maior catálogo de vendas diretas da Amárica Latina. São mais de 30 anos no ramo de vendas diretas através de catálogos. Os franqueados investem em treinamento e marketing, uma vez que a linha de produtos é composta por mais de 7 mil itens, distribuídos em três catálogos Golfran: Fianceé, Joias e Baby, lan çados 2 vezes ao ano, com uma grande variedade de produtos de cama, mesa e banho, lingeries, calçados, decoração, utilidades domésticas, vestuário, artigos para bebês, joias e muito mais.


A Golfran espera crescer e busca em seus franqueados a habilidade comercial, espírito empreendedor, visão empresarial, dedicação e boa comunicação com o público.



Franquia Golfran
Investimento inicial: Taxa de Franquia = R$ 30 mil +Treinamento = R$ 10 mil e R$ 20 mil Capital de Giro.

Tempo de retorno: 12 a 30 meses.

Política comercial: número limitado de franqueados por região.

Treinamento: 5 dias de imersão na Universidade Golfran, em Caxias do Sul + cursos online de ensino a distância

Taxa de marketing: 1% do faturamento bruto mensal

FRANQUIA 200%: para cada real investido pelo franqueado, a Golfran investe o mesmo valor em mídia local na divulgação da marca para captação de novos consultores.

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