Na Mira Edição 74

Data: 28/08/2017
Fonte: ABF


Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 74

 

Dannemann Siemsen é eleito melhor escritório de Propriedade Intelectual da América Latina

 

 

A Leaders League concedeu ao escritório Dannemann Siemsen o título de melhor escritório de Propriedade Intelectual da América Latina. A cerimônia de premiação ocorreu em 15 de junho na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, e contou com a participação do sócio sênior do escritório Luiz Henrique do Amaral e da sócia Elisabeth Siemsen do Amaral e 450 convidados de 40 países. Durante o encontro, além da premiação aos destaques do ano, os advogados trocam experiências e debatem sobre temas relevantes de suas áreas.

 

 

Disney e metrô de Nova Iorque inspiram nova arquitetura do CNA

 

 

Em junho, o CNA apresentou seu novo modelo arquitetônico, desenvolvido pela FAL Design. Inspirado no layout do metrô de Nova Iorque, o objetivo é valorizar a conectividade, movimento e conquista. Entre as novidades está o espaço infantil Disney Lounge, parceria da franqueadora com a Disney, para oferecer um espaço lúdico e acolhedor. A primeira unidade adaptada foi a da Vila Mariana, em São Paulo.

 

www.cna.com.br

 

Público do Rock in Rio é tema da nova campanha do Habib’s

 

 

Apoiadora oficial do festival musical, a rede de lanchonetes Habib’s lançou a campanha Gênios do Rock, que faz referência ao seu próprio símbolo, e tem o objetivo de aproximá-la do público jovem. A ideia é inverter as câmeras do palco para a multidão, onde estariam os verdadeiros “gênios do Rock”. A peça foi criada pela Publicies, produzida pela Trator Filmes e começou a ser veiculada na internet e televisão na metade de julho. Além disso, uma coleção de dez copos com o tema será vendida nas lojas e a marca estará presente no próprio festival, vendendo seus pratos.

 

 

institucional.habibs.com.br

 

 

Grupo Luxxotica conclui aquisição da Óticas Carol

 

 

No valor aproximado de 110 milhões de euros, o Grupo Luxottica anunciou a conclusão da aquisição da Óticas Carol, no início de julho. A negociação foi autorizada pela agência antitruste brasileira (Cade), bem como a entrada e atuação da marca Luxxotica no varejo ótico nacional. O Grupo já tinha atuação no mercado brasileiro por meio das operações Sunglass Hut e Oakley “O” e uma fábrica em Campinas (SP). A Óticas Carol tem aproximadamente 990 unidades em funcionamento no Brasil.

 

 

www.luxxotica.com

 

 

Água Doce Cachaçaria avança em São Paulo

 

 

Popular no interior do estado de São Paulo, o restaurante Água Doce Cachaçaria inaugurou a segunda unidade na capital, no fim de julho. O local escolhido foi Santana, na zona norte, em um espaço com capacidade para 200 pessoas. Ao todo, a marca já coleciona 90 unidades em todo o Brasil.

 

www.aguadoce.com.br

 

Rodrigo Faro é o novo embaixador do Giraffas

 

 

As personagens Giraffinhas ganharam companhia nas campanhas publicitárias da marca Giraffas: o apresentador Rodrigo Faro. A parceria iniciou em julho, com uma campanha que simulava um talk show, desenvolvida pela Mar Comunicação. A segunda fase, em agosto, terá o “GiraFFaro”, e explorará a habilidade do artista em se caracterizar como diversos personagens. O investimento foi de R$ 4,2 milhões e as campanhas pretendem atingir tanto o público externo da rede, quanto interno.

 

www.giraffas.com.br

 

Mania de Passar recebe aporte de investidora do Google

 

 

A Mania de Passar, startup e microfranquia especializada na atividade de passar roupas, recebeu um aporte de US$ 50 mil, para o desenvolvimento do negócio, além de US$ 100 mil em investimentos indiretos, da Plug and Play, que é investidora do Google no Vale do Silício, e da Porto Seguro, sob gestão da Liga Ventures. A Mania de Passar foi escolhida durante o 3º ciclo de aceleração, promovido pela Aceleradora Oxigênio, no primeiro semestre. O processo de aceleração durou três meses e foi determinante para o rápido crescimento da franquia. Atualmente, a rede conta com 53 unidades vendidas, sendo 30 em funcionamento. A expectativa é chegar a 73 abertas até o fim do ano e faturamento acima de R$ 1 milhão.

 

www.maniadepassar.com.br

 

Moldura Minuto aposta em modelo enxuto para acelerar expansão

 

 

Cidades com menos de 150 mil habitantes poderão receber a MM Express, novo formato de franquias apresentado pela Moldura Minuto. O propósito é oferecer um modelo enxuto de loja, cerca de 30m², com investimento reduzido – por volta de R$ 100 mil. De acordo com a marca, a loja é indicada para galerias, hipermercados e áreas comerciais de bairro. A rede tem mais de 60 unidades atualmente, em todo o Brasil, e três no exterior. A expectativa é ter um aumento de 26% no faturamento em 2017 com a inauguração de mais 15 lojas, sendo oito no novo formato.

 

molduraminuto.com.br

 

Eliane Bernardino é a nova presidente da ABF Rio

 

 

A nova diretoria da ABF Rio tomou posse, no dia 31 de julho, para o biênio que se encerra em março de 2019. A sócia e presidente da rede Mister Pizza, Eliane Bernardino, é a atual presidente da entidade. Eliane foi uma das precursoras e fundadoras da ABF Rio, ainda nos anos 1980. A executiva já ocupou a presidência por três mandatos, é engenheira civil, com mestrado em Gestão Empresarial. “Nossos desafios e responsabilidades são grandes. Vamos mostrar nosso compromisso, com ética, transparência e empenho, sempre mantendo a integração e um excelente diálogo com a ABF Nacional, para o bem do franchising nacional e para a potencialização dos resultados do sistema”, afirmou, no discurso de posse. O ex-presidente, Beto Filho, assumiu como presidente do Conselho Consultivo da ABF Rio.

 

Prepara adquire três redes da Pearson e torna-se MoveEDU

 

O Grupo Prepara anunciou novidades e um novo posicionamento na semana da ABF Franchising Expo. Após a aquisição das escolas profissionalizantes da Pearson, SOS Computadores, People e Microlins, o grupo agora atende pelo nome de MoveEDU. “De acordo com uma pesquisa do IBGE, 40,2 milhões de pessoas querem fazer curso profissionalizante, mas menos de 10% fazem. Isso nos levou a decidir pela aquisição”, revela o presidente do grupo, Rogério Gabriel. O executivo adianta que serão lançados novos produtos dentro das marcas e todas as equipes serão mantidas. A meta para o próximo ano é chegar a um total de 1,5 mil franquias.

 

www.grupoprepara.com.br

 

Óticas Diniz abre sete lojas de uma vez no Rio de Janeiro

 

 

O estado é um dos mais importantes para o setor de franquias e também está na mira da Óticas Diniz. Com as sete novas operações em Niterói, na capital e Baixada Fluminense, a marca contabiliza 129 lojas no estado. “Queremos aumentar a nossa presença por aqui para fortalecer ainda mais a atuação no Sudeste”, afirma o presidente e fundador da rede, Arione Diniz.

 

www.oticasdiniz.com.br

 

Petland inaugura megaloja em Alphaville

 

 

Uma loja de 450m² da Petland foi inaugurada no final de julho, em Alphaville, bairro nobre localizado entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, em São Paulo. O franqueado, Bernardo Reis, conta que, após passar uma temporada de estudos nos Estados Unidos, voltou decidido a empreender. Pensou em abrir um pet shop próprio, mas enxergou profissionalização e oportunidade na franquia.

 

petlandbr.com.br

 

McDonald’s é premiado por excelência na gestão de pessoas

 

 

No fim de junho, a rede de fast food McDonald’s foi reconhecida como uma das 25 marcas mais admiradas pelo seu RH, na premiação promovida pelo Grupo Gestão RH. O diretor de Recursos Humanos da marca no Brasil, Marcelo Nóbrega, também foi reconhecido na cerimônia, por ter sido eleito nacionalmente o RH do Ano por seus pares, na categoria o RH Mais Admirado do País. O executivo recebeu outras premiações devido ao grande número de votos, nas categorias Destaque Estadual e os Mais Admirados da América Latina.

 

www.mcdonalds.com.br

 

Estratégia digital da Subway quintuplica resultado

 

 

Com a ajuda da Eureka Ads, a Subway inseriu banners expansivos e dinâmicos em mais de setenta sites e blogs sobre saúde, entretenimento e notícias. O conteúdo do anúncio divulgava o novo lanche de frango defumado e, segundo a marca, alcançou 100% de viewability. “Geramos cinco vezes mais cliques do que banners convencionais proporcionam, o que demonstra um alto grau não só em termos de volume, mas de interação relevante para a marca”, destaca o diretor da Eureka Ads, Renan Abi Chedid.

 

www.subway.com.br

 

Ronaldo Academy e Academia Palmeiras terão unidades indoor da NumberOne

 

 

As escolas de futebol Ronaldo Academy e Academia de Futebol do Palmeiras, pertencentes à holding ProSports, passarão a contar com unidades da NumberOne dentro de seus espaços. A escola de idiomas foi adquirida pela holding Wiser, em junho. “É uma forma de agregar valor para o negócio, além de aliar a possibilidade do ensino de um novo idioma para os futuros craques”, destaca Carlos Wizard Martins, sócio-fundador da ProSports e da Wiser Educação. As aulas acontecerão em horários extras à prática de futebol e também serão abertas aos pais e responsáveis. Na visão de Flávio Augusto, sócio de Wizard na Wiser, a entrada de novos franqueados da NumberOne será facilitada, pois a escola já inaugura com ponto e alunos matriculados.

 

numberone.com.br

 

Nutty Bavarian recebe Certificado Kosher

 

 

Concedido por institutos que analisam e autorizam itens para o consumo da comunidade judaica, em todo o mundo, o criterioso Certificado Kosher incluiu os produtos da Nutty Bavarian em suas indicações. “Passamos por um longo processo, no qual, foram verificados os insumos e a cadeia produtiva da empresa, além da visita de um rabino ortodoxo à fábrica para auditoria e aprovação final”, diz a diretora da marca, Adriana Auriemo. A executiva explica que, assim como os judeus, adventistas também levam em conta a certificação, por assegurar um alimento de melhor qualidade. Isso, segundo ela, é essencial para ampliar o público e crescer nos Estados Unidos e países da Europa.

 

www.nuttybavarian.com.br

 

Ipiranga oferece exames gratuitos para caminhoneiros

 

 

A rede de postos Ipiranga, detentora das marcas BR Mania e Jet Oil, iniciou a 10ª edição do programa Saúde na Estrada, em julho. Trata-se de uma ação de saúde gratuita, que já beneficiou mais de 400 mil pessoas. Ao longo de 2017, o plano é percorrer os postos Rede (de rodovias) de todas as regiões do País, em 18 estados e 78 cidades e levar exames de saúde gratuitos, como testes de glicemia, pressão arterial, acuidade visual e vacinas. Em 2016, o programa contou com mais de cinco mil voluntários, entre profissionais da saúde, policiais rodoviários e estudantes.

 

www.ipiranga.com.br

 

Flyworld Viagens no Itaim Bibi, em São Paulo, quer ser referência em turismo esportivo

 

 

O engenheiro industrial, Luis German Pacheco, venezuelano radicado no Brasil há onze anos, investiu em uma franquia da Flyworld Viagens com o intuito de torná-la referência em turismo para fãs de esportes. “Esses eventos são realizados em destinos maravilhosos, que podem ser desfrutados para conhecer o melhor da cidade sede e seus arredores. Ao mesmo tempo, é possível aproveitar para vivenciar de perto o esporte que mexe com a emoção de cada pessoa”, detalha. O franqueador, Paulo Atencia, aprova a medida e diz que estimula os franqueados a buscarem mercados promissores para aprofundarem as estratégias.

 

www.flyworld.com.br/itaimbibi

 

Meias do Bem, da Puket, doa pares de meias para Prefeitura de São Paulo

 

 

No mais rigoroso inverno que a cidade de São Paulo viu nos últimos anos, 25 mil pares de meias foram doados a pessoas em condições de rua pelo Projeto Meias do Bem, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A ação é mantida pela rede Puket. “Eles aceitaram rapidamente o nosso pedido para participar dessa ação, na qual dois mil pares de meias serão distribuídos ainda hoje”, destacou João Dória Jr., Prefeito de São Paulo, durante anúncio da contingência do Programa Emergencial de Inverno, na tarde do dia 20 de julho.

 

www.meiasdobem.com.br

 

Minds retira taxa de matrícula em seus cursos

 

 

A rede especializada em ensino de idiomas, Minds, anunciou novidades para fortalecer sua expansão e a entrada de novos alunos. A partir de agora, os estudantes não precisarão mais arcar com a taxa de matrícula, comum a maioria das redes. “Ele poderá participar da nossa ação social, que ao invés de pagar pela taxa terá a chance de doar dois quilos de alimento para sua escola”, explica a fundadora da marca, Leiza Oliveira. Além disso, os módulos dos cursos poderão ser realizados de acordo com a disponibilidade do aluno, sendo metade on-line e metade presencial. A expectativa é que as novidades ajudem a aumentar o número de alunos em 30%.

 

 

www.mindsidiomas.com.br

 

 

Urban Arts testa modelo de store in store para cidades menores

 

 

Já estão em funcionamento duas galerias de arte compactas dentro da rede Urban Arts. Uma, em Piracicaba (SP), é colada a outra loja da franqueada. As duas ocupam o mesmo espaço. A segunda, em Mogi das Cruzes (SP), funciona dentro de um grande magazine de decoração. Os dois modelos estão sendo testados para alcançar cidades de menor porte, segundo o sócio-diretor da marca, Gustavo Guedes. A redea também tem testado as franquias dentro de shopping centers, pela primeira vez. Atualmente há 18 unidades em operação e a expectativa é abrir mais 25 nos dois próximos anos.

 

 

www.urbanarts.com.br

 

 

Inverno aumenta venda de pizzas na Patroni

 

 

O mês de julho trouxe duas ocasiões especiais para a Patroni: o dia da pizza, no dia 10, e um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Já era esperado que a data comemorativa incrementasse as vendas, mas o clima frio adiantou os resultados positivos em 25%, segundo a marca. “O aumento na venda de pizza foi em horários que geralmente os brasileiros não consomem as redondas, como o almoço e período da tarde”, garante o diretor de marketing da empresa, Rafael Augusto.

 

 

www.patronipizza.com.br

 

 

Montana Grill amplia presença em Florianópolis

 

 

O Floripa Shopping recebeu a terceira unidade da capital catarinense do Montana Grill, em julho. A rede comemora 20 anos em 2017 e, desde sua aquisição, em 2014, pelo então Grupo J. Alves (hoje Halipar), passou por um processo de resgate da tradição da rede. Diversas ações foram implantadas a fim de reposicionar a marca como “a melhor opção na praça de alimentação para quem gosta de carnes”. A rede faturou R$ 140 milhões em 2016 e quer crescer 15% neste ano. No ano passado, 4,2 milhões de pratos foram vendidos.

 

 

www.montanagrill.com.br

 

 

Guia-se abre 20 lojas no primeiro semestre

 

 

A rede de microfranquias de agências digitais caminha a passos largos em direção à meta de ter 200 unidades espalhadas pelo País. Atualmente são mais de 120 franquias, em 18 estados, sendo que 20 foram abertas só no primeiro semestre de 2017. O CEO da rede, José Rubens Oliva Rodrigues, mira em cidades do Sul e Sudeste, acima de 50 mil habitantes. “Reformulamos recentemente a forma de cobrança de royalties e a franquia não terá mais um valor fixo para pagamento”, afirma.

 

 

 

www.guiase.com.br

 

 

 

Calçados Bibi inaugura sétima loja na Grande São Paulo

 

 

A primeira loja da Calçados Bibi na zona leste da capital paulista foi inaugurada no shopping Anália Franco, já com a nova identidade visual e projeto arquitetônico.

 

De acordo com a diretora de franquias da marca, Andrea Kohlrausch, a meta é abrir, no mínimo, mais duas lojas na região até o fim do ano. A Bibi já soma 90 unidades em todo o Brasil.

www.bibi.com.br

 

Raul Lemos é o novo sócio da Mundo Cheff

 

 

O finalista da segunda temporada do MasterChef, Raul Lemos, assinou como sócio e garoto propaganda da Mundo Cheff. O cozinheiro já comanda a empresa de negócios em gastronomia Mení. De acordo com a rede, ele trará toda sua bagagem culinária e de comunicação para a criação de novos produtos, ativações e experiências gastronômicas diferenciadas aos clientes e franqueados da marca, participando de todas as negociações da franqueadora.

 

 

www.mundocheff.com.br

 

 

Dídio Pizza começa a vender pizzas pelo Facebook

 

 

O messenger da maior rede social do mundo, Facebook, será o novo canal de vendas da Dídio Pizza. Os clientes farão o pedido, a demanda será enviada para a central da rede, e direcionada para a loja mais próxima. De acordo com a marca, tudo em menos de um minuto por conta do uso de inteligência artificial, que gera textos intuitivos e simples. Como forma de estímulo, os pedidos realizados na primeira semana não tiveram taxa de entrega. O aplicativo da marca, DidioNow, contabilizou em 2016 mais de 35 mil pedidos, 16% do e-commerce da marca. A meta para este ano é atingir os 40%.

 

 

 

didio.com.br

 

 

L’Oreal vende The Body Shop para Natura

 

Com atuação em 66 países, mais de três mil pontos de venda, sendo 109 deles no Brasil, e receita líquida de 920,8 milhões de euros, em 2016, a britânica The Body Shop teve sua venda para a Natura aprovada no fim de junho. O valor apresentado à L’Oreal pela empresa brasileira foi de 1 bilhão de euros. “Com essa transação, o Grupo Natura passa a ter três marcas com forte identidade: Natura, Aesop e The Body Shop. Esse movimento fortalecerá nossa estratégia de internacionalização e de diversificação de marcas e canais”, diz João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

 

 

A integração deverá levar o grupo a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil colaboradores, 3,2 mil lojas e um portfólio de mais de dois mil produtos, além de uma força de vendas de 1,8 milhão de consultoras independentes.

 

www.thebodyshop.com.br

 

Sterna Café quer vinte lojas até dezembro

 

 

Com dez lojas abertas e cinco em construção, o Sterna Café prevê inaugurar outras cinco franquias até o fim do ano e alcançar faturamento de R$ 6 milhões. No ano passado, a rede faturou R$ 4 milhões, com o consumo de duas toneladas de café. Além de bebidas quentes e frias feitas com a iguaria, o lugar também oferece 30 opções de refeições entre massas, saladas, sanduíches e sobremesas. Entre os carros-chefes da marca fundada pelo empresário Deiverson Migliatti em 2015 estão o café expresso, o o ristretto, o machiatto, o cappuccino e o chocolate belga. Uma vez por mês, a loja também oferece ao público cafés de origem internacional, como por exemplo, sul africanos.

 

 

www.sternacafe.com.br

 

 

Schwartz Consultores abre escritório em Portugal

 

 

A Schwartz Consultores e a More Consultores formaram uma parceria empresarial e criaram a IBFC-International Business & Franchise Consultants com base em Portugal, país que abriga marcas de franquias nacionais como Boticário, iGUi, Arezzo, Morana, Havaianas, Vivenda do Camarão Chilli Beans e outras. Segundo o CEO da Schwartz Consultores, José Schwartz, a IBFC tem como objetivo apoiar empresas franqueadoras em projetos de internacionalização de suas marcas para mercados como Portugal, França e Japão. A IBFC também oferece suporte para formatações burocráticas, jurídicas, societárias e fiscais.

 

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