ENTREVISTA – Sob nova direção – Guia Oficial Expo Franchising ABF Rio

Data: 28/09/2017
Fonte: Editora Lamonica


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.


ABF Rio será comandada pela executiva Eliane Bernardino até março de 2019


Entrevista publicada no Guia Oficial da Expo Franchising ABF Rio 2017 (página 22)


Eliane de Castro Bernardino, diretora-presidente da ABF Seccional Rio


28/09/2017 – A Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio) está de diretoria nova, agora sob o comando de Eliane Bernardino. Uma das primeiras franqueadoras do Brasil, a executiva, que inclusive fez parte da fundação da entidade, em 1990, não é nova no cargo. Ela já presidiu a Associação outras três vezes: de 1995 a 1997, de 2001 a 2003 e de 2003 a 2005. Antes disso, atuou como diretora de Cursos e Eventos e também foi vice-presidente.


Engenheira civil de formação e com mestrado em Gestão Empresarial, a nova diretora prevê mais dois anos de muito sucesso para a ABF Rio. Para isso, ela aposta na eficácia dos trabalhos e em inovação, na valorização da participação do associado e na proximidade com a ABF Nacional. Ao receber o bastão de Beto Filho, Eliane garante que dará continuidade a tudo o que já foi realizado, mas adianta que muitas novidades virão por aí.


“Estamos na fase de planejamento, afinal, queremos dar a nossa cara e colocar a nossa personalidade na atual direção”, comenta. Uma de suas principais ações será fortalecer ainda mais a Expo Franchising ABF Rio, evento que, inclusive, foi criado em uma de suas gestões, em 1996. Agora na 11ª edição, a feira, consolidada como uma das dez maiores de franquias do mundo, e já parte do calendário oficial de eventos do Rio de Janeiro, é parada obrigatória para quem quer empreender e expandir os negócios.


Realizada pela ABF Rio em parceria com a Fagga | GL events Exhibitions, este ano ela terá um mix maior de ramos de atividades e cerca de 250 expositores. Segundo a entidade, no ano passado, o encontro gerou mais de R$ 200 milhões em negociações e atraiu aproximadamente 20 mil pessoas ao Riocentro. Para saber um pouco mais sobre a Expo Franchising ABF Rio 2017 e as propostas de Eliane Bernardino para a Associação, confira a entrevista abaixo.


Você já foi presidente da ABF Rio três vezes, mas passou anos sem se candidatar. Por que?


Minha primeira gestão foi entre 1995 e 1997. Depois voltei em 2001 e me reelegi em 2003. Decidi me afastar um pouco da presidência, e não da entidade, para ocorrer renovação e para que outras marcas tivessem a oportunidade de participar. Nesse intervalo continuei fazendo parte da diretoria, mas como associada. Sempre me mantive ativa tanto na ABF Rio quanto no franchising.


Quais são seus planos nesta nova fase à frente da entidade?


Como já fui presidente da ABF Rio por três vezes, tenho experiência imensa nesse assunto. O que eu e a nova diretoria buscamos é dar continuidade a todo o trabalho realizado, e não me refiro apenas ao da última ou penúltima gestões. O presidente anterior, o Beto Filho, realizou iniciativas de grande valor e manteremos suas decisões acertadas. No entanto, estamos na fase de planejamento de inovações, a fim de dar a nossa cara e colocar a nossa personalidade na atual direção. E tudo isso com diálogo contínuo com a ABF Nacional.


Pode adiantar algumas das novidades que devem vir por aí?


Estamos estudando a realização de eventos específicos para cada parte do sistema de franchising, como franqueados, e áreas de atuação. Por exemplo: temos uma lei que trata do profissional parceiro, e donos de salão de beleza nem sempre a conhecem ou sabem como aplicá-la na prática. Sendo assim, um evento com essa temática certamente seria muito interessante e relevante para o franqueado, inclusive para os que não são associados da ABF Rio. A partir de agora queremos intercalar o público-alvo dos nossos encontros. E, como adiantei, trabalharemos sempre de forma integrada com a ABF Nacional, mirando no mesmo foco. Outros passos que devemos dar é nos aproximar mais de municípios importantes para o franchising, atuando em parceria com instituições como o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], para promover informação e capacitação, e fortalecer ainda mais a Expo Franchising ABF Rio.


Em um cenário político e econômico ainda instável, quais as principais preocupações da ABF Rio?


A nossa principal preocupação é fazer com que tanto o associado quanto o mercado percebam o valor da associação, e oferecer ainda mais benefícios para franqueadores, franqueados, consultores e fornecedores do sistema.


Por falar em cenários político e econômico, como está o mercado de franchising no Rio de Janeiro no momento?


No primeiro semestre de 2017, o faturamento do franchising no Rio de Janeiro foi 2,1% maior do que em 2016. Em número de unidades, no segundo trimestre, registramos 14.570, o que representou 3,9% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado (14.022). Só como base de comparação, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo no estado cresceram 1% nos meses de abril, maio e junho em relação aos mesmos meses de 2016. Isso mostra que o desempenho do franchising, tanto no faturamento quanto no número de unidades, está melhor do que os demais negócios, uma situação muito positiva e animadora.


A crise pela qual o País e, principalmente, o estado vem passando afeta o franchising?


Não gosto da palavra crise. Prefiro dizer que estamos passando por um momento de instabilidade econômica e política. Claro que isso tudo tem impacto, porém, como o franchising é mais resiliente, devido à força das marcas e a preocupação com gestão e marketing, está sendo um pouco mais fácil enfrentar a situação.

<

O que faz o franchising se destacar em um momento como este?


O empresário brasileiro é criativo. No caso dos franqueadores e franqueados, eles estão sempre procurando promoções e ofertas acessíveis para o consumidor, inovação em pesquisa e desenvolvimento e produtos mais atrativos. E isso faz toda a diferença. Atualmente, temos visto muito investimento em tecnologia, com a criação, por exemplo, de aplicativos para smartphones e lojas online com espelhos interativos. São ações que atraem o comprador, especialmente o jovem. O sistema de franquias tem adotado cada vez mais canais de venda no mercado digital, tornando-se multicanal, para oferecer o máximo de conveniência para o cliente. Outros diferenciais são a eficiência e o cuidado na seleção de pontos comerciais e na capacitação da equipe. Com tudo isso, as redes de franquia ficam mais blindadas do que os negócios independentes. Ainda tem o fato de o franchising ser uma metodologia mais segura e favorável, por contar com o respaldo de marcas de sucesso. E isso se vê traduzido em números: enquanto cerca de 70% dos negócios independentes fecham antes de completar cinco anos, no franchising esse índice é de aproximadamente 15%.


Voltando ao Rio de Janeiro, por que é interessante investir no estado?


O Rio de Janeiro é a segunda maior capital brasileira, e isso por si só já fala muito. É essencial estar atento a esse mercado, pois ele é referência cultural e tem apelo turístico imenso. Vários empresários se inspiram no estado e na cidade, também por sua beleza e história. Afirmo categoricamente que o Rio de Janeiro é promissor e interessante, mesmo com essas questões de instabilidade recente. Na realidade, a situação atual até tem propiciado ótimas negociações, inclusive de pontos. O estado ainda é fundamental para quem pensa em expansão nacional, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.


E quais são as melhores áreas?


Depende muito do ponto comercial e do público na região, mas temos observado crescimento grande na área de serviços, como redes de lavanderias, congelados, faxina e reparos residenciais. As franquias de turismo, ensino, beleza e cuidados pessoais também têm tido destaque. E, claro, alimentação. Esde é um setor sempre muito buscado.


A Expo Franchising AFB Rio chega a sua 11ª edição. Qual a importância do evento para o País, o estado e o sistema?


A feira cresce a cada gestão. Na primeira, tivemos cerca de 80 expositores. Hoje, já são mais de 250, e ocupamos um espaço no Riocentro de dois mil metros quadrados, 40% a mais do que em 2016. Em breve, deveremos passar para outro pavilhão. A Expo Franchising ABF Rio oferece a oportunidade de marcas e investidores se encontrarem. Muitas vezes, é no evento que eles têm o primeiro contato. É o momento de quem já é franqueado conhecer outras empresas e até investir em uma segunda marca; do candidato à franquia conversar pessoalmente com os franqueadores e, assim, tirar dúvidas; de as pessoas que pensam em abrir um negócio, mas ainda não estão certas do que, aprenderem mais sobre o sistema de franquias; e dos franqueadores trabalharem a expansão. Além disso, durante a feira temos um fórum com palestras gratuitas, ministradas por especialistas, ocasião essencial para obter informações, dicas e orientações.


E as novidades para este ano?


Teremos um mix de ramos de negócios bastante diversificado, pois o candidato à franquia valoriza muito isso. Também contaremos com a presença de marcas fortes e inovadoras, para que todos possam conhecer melhor o que de mais moderno sem tido feito no franchising. Outro ponto é a valorização do fórum, com palestras ainda mais atrativas e convidados renomados.


Para finalizar, quais são as suas expectativas para o franchising e a ABF Rio?


Aposto em crescimento e investimentos, para que 2018 seja um ano de mais sucesso. Também acredito que teremos uma aproximação maior com os franqueados e a adesão de novas marcas. Além disso, continuaremos atuando de forma a defender os interesses do sistema, tornando-o ainda mais saudável e eficiente, atenderemos os anseios dos associados, buscaremos novidades e estaremos abertos para nos adaptar às mudanças pelas quais esse mercado tão dinâmico passa constantemente.


Transição tranquila e transparente


Presidente da ABF Rio por três vezes – de 2007 a 2009, 2013 a 2015 e 2015 a 2017 –, Beto Filho agora passa o bastão para Eliane Bernardino, que comandará a entidade até 2019. Durante alguns meses, os dois trabalharam lado a lado para que toda a transição fosse feita com o máximo de tranquilidade e transparência.


“Foi uma passagem normal de um presidente para outro. O que fizemos foi basicamente mostrar tudo o que foi e tem sido feito e criado pela Associação, e olha que não foi pouca coisa”, comenta o executivo. Entre os principais destaques de sua gestão, ele cita a aquisição das duas sedes da ABF Rio, o fortalecimento da Expo Franchising ABF Rio e a democratização do sistema de franquias no País.


“Os consumidores passaram a entender melhor como funciona esse mercado. Para atingir esse objetivo, realizamos diversos workshops e palestras em universidades e empresas de grande porte”, comenta. Outro ponto, indicado por Filho como um divisor de águas, é a criação da primeira faculdade de franchising do Brasil, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA). “Além de ser um curso de tecnólogo, com formação acadêmica e duração de dois anos e oito meses, ele visa profissionalizar cada vez mais o sistema. Queremos atingir toda a cadeia, incluindo franqueadores, franqueados, colaboradores e fornecedores”, complementa.


Ao final de seu mandato, o ex-presidente executivo e atual presidente do Conselho Consultivo da ABF Rio também celebra o bom momento pelo qual passa o franchising carioca. Segundo ele, mesmo com a crise, e apesar de pequeno, o estado, que tem apenas 92 municípios, apresentou resultados positivos, revelando a maturidade e a resiliência do sistema.


Para este ano, a expectativa de Filho é chegar perto dos 10% de crescimento, e a Expo Franchising ABF Rio 2017 deve colaborar bastante para isso. “A feira vem com força total para comprovar, mais uma vez, que o franchising continua sendo uma das melhores opções de investimento, e de menor risco”, finaliza.


Entrevista publicada no Guia Oficial da Expo Franchising ABF Rio 2017 (página 22)

Leia também

» Franquia de alimentação Akasa do Açaí custa menos de R$ 100... » Franquia Paper Pão custa menos de R$ 5 mil » Estreante na feira da ABF, empresa se destaca com “simulador 9D”
Informações & Vendas:
+55 21 3094-5662
expofranchising@fagga.com.br
COMPRE SEU INGRESSO
COMO CHEGAR
VIAGEM + HOSPEDAGEM
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
Horário do Evento:
13h às 21h.