Confira 43 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Data: 29/09/2017
Fonte: Veja Rio


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Consertam-se Imóveis

O universo do escritor argentino Julio Cortázar, em especial o conto A Saúde dos Doentes, é o ponto de partida para Consertam-se Imóveis, espetáculo assinado por Keli Freitas. O texto flerta com o fantástico ao contar o drama de uma família que gira em torno de sua matriarca. Diante de iminente colapso, todos tentam poupar a mãe, idosa e doente, de sobressaltos que podem ser fatais. Direção de Cynthia Reis (70min). 14 anos.

Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. Sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas a partir de 19h (sábado) e 18h (domingo). Até 1º de outubro.

Vila Isabel

O bairro de Vila Isabel, reduto da tradição boêmica na Zona Norte da cidade, comemora seus 145 anos com uma festa gratuita na rua neste sábado (30) e domingo (1). Com o slogan “Com que roupa eu vou pro Samba que Noel me convidou”, o bairro recebe diversas atrações na Boulevard 28 de Setembro, entre as Ruas Duque de Caxias até a Rua Souza Franco.

No sábado, O Cordão do Bola Preta chama as atenções, já no domingo, as principais atrações serão Arlindinho e a escola de samba Vila Isabel. A festa contará ainda com uma programação variada, como aula de Tai Chi Chuan com o mestre Lao, Orquestra Jovem ACM, Coral Cantando AAVIda, Bloco Chegando de Surpresa e Baile Charme. Brinquedos infláveis serão instalados para a garotada, enquanto o Vila Isabel Beer Festival aparece com food trucks como opções de gastronomia e cervejas artesanais.

Haverá também tendas com serviços sociais da prefeitura e de iniciativa privada que vão oferecer serviços de retirada de segunda-via de documentos e aferição de pressão arterial, tipo sanguíneo, fator RH, glicose (HGT). No final do domingo, o canto de parabéns encerra as comemorações com direito a distribuição de bolo ao público.

Roteiros Geográficos

Projeto que estimula os cariocas a conhecerem a própria cidade a pé, o Roteiros Geográficos do Rio organiza seu próximo passeio-aula pelo Centro neste domingo (1), às 10h. Com o tema Descortinando as Geografias do Catete, Flamengo e Glória, o ponto de encontro será no pátio do Outeiro da Glória.

O tour começa com uma visita à igreja, que logo depois segue pelo Mirante do Outeiro, Plano Inclinado Nossa Senhora da Glória, passa pelo Monumento Vargas e, entre outros pontos históricos, finaliza o passeio com uma visita ao Museu da República. Acesse o site ou entre em contato pelo telefone (21) 98871 7238 para mais informações sobre o trajeto. Em caso de chuva o roteiro será cancelado.

Favelagrafia

Vai até o dia 6 de outubro, a exposição “Favelagrafia”, no Centro Cultural UNISUAM – CCULT. O projeto tem como proposta levar ao público um novo olhar sobre a vida dos moradores de comunidades do Rio de Janeiro, geralmente marcada por estereótipos ligados à violência, tráfico e carência. Foi com essa ideia em mente e uma câmera nas mãos que, em 2016, nove moradores de nove comunidades da cidade do Rio de Janeiro registraram em uma conta do instagram (@favelagrafia) mais de 10 mil fotos, ganhando cada vez mais visibilidade e seguidores. As fotografias, que registram imagens das comunidades do Santa Marta, Alemão, Borel, Providência, Mineira, Cantagalo, Rocinha, Babilônia e Prazeres, fizeram sucesso e começaram a ser compartilhadas pelo mundo, inclusive pelo famoso rapper norte-americano Snoop Dogg, e diversos artistas brasileiros. O projeto foi ganhando cada vez mais notoriedade e espaço em polos culturais como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM, onde foram expostas 180 fotografias em uma grande exposição nos pilotis do museu. Atualmente, também passou pela Riviera Francesa, com a conquista de dois Leões no Festival de Cannes.

Centro Cultural UNISUAM – Av. Paris, 84 – Bonsucesso – segunda a sexta, das 10h às 20h

SOS Municipal

O movimento SOS Municipal busca chamar atenção para a grave situação por que passam profissionais do teatro mais importante da cidade. É esse o mote do projeto Theatro Municipal Visita o CCBB, que levará integrantes do balé, da orquestra e do coro da casa na Cinelândia para o foyer do Centro Cultural Banco do Brasil. Trechos de O Lago dos Cisnes e Don Quixote fazem parte da programação, junto com árias de Carmen, Nabuco e Aída, além de peças de Schubert e Mozart (50min). Livre.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sábado, 30 de setembro e domingo, 1º de outubro, 15h. Grátis.

Aulas de dança e serviços de saúde

Em setembro, a rede de drogarias Venancio completa 38 anos e alguns eventos gratuitos em praças do Rio farão parte das comemorações. No dia 30 de setembro, das 9h às 14h, serão montadas tendas no Largo do Machado e na Saes Peña, respectivamente, onde haverá serviços como: medição de pressão arterial e glicose, aulas de dança, teste de massa corporal, degustação de produtos, maquiagem, análise da pele e do cabelo, apresentações do grupo Bando de Palhaços e do New Kids On The Bloco, entre outros. As crianças também serão contempladas com um espaço infantil com pula-pula, pintura facial e atividades recreativas comandadas por animadores.

Palácio Tiradentes

O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reabriu sua programação cultural e visita guiada. Após nove meses de reforma, o salão nobre da casa abrigará a exposição Além do Olhar, do artista plástico Rodrigo Andrián. Os quadros em acrílico sobre tela poderão ser vistos até o dia 19 de outubro.

A mostra, que reúne 35 telas, apresenta uma retrospectiva dos últimos dez anos de trabalho do carioca. Num estilo figurativo contemporâneo, com linhas geométricas e cores fortes, o trabalho chama a atenção para uma temática brasileira. A entrada é franca. O local estava fechado desde novembro de 2016, quando foi invadido e depredado durante manifestações.

Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/nº– Praça XV

Plaza Shopping

O Plaza Shopping aproveitará a beleza de Niterói para promover o primeiro festival de cinema a céu aberto da cidade, o Plaza Open Air. O público poderá assistir gratuitamente grandes sucessos do cinema de 29 a 1° de outubro, em um telão de 6m de altura e 11m de comprimeto. Entre os longas há opções como Moana, Trolls, O Regresso e Animais Fantásticos e Onde Habitam. Veja mais informações aqui.

Feito Poeira ao Vento

Não por acaso, a mostra em cartaz no Museu de Arte do Rio abriu as portas no Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto. Um recorte do acervo próprio levou à exibição de 250 registros de 112 autores, imagens que inspiram uma viagem do século XIX aos dias de hoje. Montada em todo o 1º andar do prédio, a exposição aborda temas variados, mas une nomes de épocas distintas em diálogos instigantes — é o que sugere, por exemplo, a aproximação entre a série suburbana de Bruno Veiga (foto) e os flagrantes cariocas do francês Pierre Verger (1902-1996). Obras de Adriana Varejão e Rogério Reis, provavelmente já vistas pelo público em outras ocasiões, completam o agradável passeio.

MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Terça a domingo, 10h às 17h. R$ 20,00. Grátis às terças. Até 1º de julho de 2018.

Banksy: muros são armas

Até o fim de setembro, alunos da unidade da Cultura Inglesa da Tijuca localizada na Rua Almirante Cochrane vão usar obras de Banksy como tema para debates em inglês. O público em geral também poderá participar de uma exposição gratuita que vai reproduzir obras feitas pelo misterioso artista britânico e interagir com cada uma delas, deixando mensagens – de preferência na língua inglesa – em um mural fixado nas paredes do auditório da escola de inglês. O evento acontece até 30 de setembro.

Rua Almirante Cóchrane, 23 – Tijuca

Real Time Exhibition

Uma exposição interativa e que desperte no apreciador as mesmas sensações vividas pela artista plástica durante a produção das suas obras. Essa é a proposta da mostra Real Time Exhibition da carioca Mary Dutra, que acontece entre os dias 13/09 e 10/10, na Gallery Store do Shopping Rio Sul, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de admirar as telas pintadas com spray ao som da mesma playlist que serviu de inspiração para a artista, o visitante também terá a oportunidade de acompanhar, em tempo real, o processo criativo dentro do ateliê em que serão produzidos os próximos quadros da coleção – lançados semanalmente ao longo da exibição.

Shopping RioSul – Gallery Store 301 – 3º piso

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro. Confira aqui a programação completa.

Museu Histórico Nacional

Durante obras do metrô, tesouros arqueológicos foram encontrados no sítio do antigo Matadouro Público de São Cristóvão. Esse material inspira a exposição interativa Achados da Leopoldina: Arqueologia Urbana na Era Digital. Técnicas como holograma, realidade aumentada e impressão 3D foram usadas para retratar as peças, organizadas em seis coleções. A seção Higiene, Beleza e Perfumaria traz uma escova de dentes do século XIX (foto) com cabo de marfim e a inscrição “S M l’Empereur du Bresil” (Sua Majestade, o Imperador do Brasil). Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 13h às 17h. R$ 10,00. Grátis aos domingos. Até 5 de novembro. A partir de terça (19).

Chichico Alkmim

Mais de 200 imagens em preto e branco traçam um panorama da cidade mineira de Diamantina no início do século XX. São belos registros capturados por Francisco Augusto Alkmim (1886-1978), conhecido como Chichico Alkmim, em uma alentada exposição que se espalha em ordem cronológica por seis salas do Instituto Moreira Salles. Diferentemente de outros fotógrafos da época, o artista não se limitou a retratar apenas a burguesia, voltando sua câmera para trabalhadores do garimpo, paisagens, casamentos e até mesmo melancólicos funerais de crianças. As imagens, muitas vezes tremidas, acompanham também a evolução da técnica fotográfica.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Espelho d’Água

Conhecido pela produção de belas imagens carregadas de luz e cor, o paraense Luiz Braga apresenta ao público inéditos em preto e branco. São trinta fotografias, de tamanhos variados, feitas desde 1980. A mostra, impregnada de elementos da cultura amazônica, marca a inauguração da nova sede da Galeria da Gávea.

Rua Marquês de São Vicente, 432, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 17 de novembro. Abertura na sexta (15).

Encontro Geek

Neste sábado e domingo (30/09 e 01/10), o Center Shopping Rio convida o público para curtir a primeira edição do ‘Encontro Geek’, em parceria com os fãs-clubes Beco Diagonal, da saga Harry Potter, e o ICRJ – Império Comando Rio de Janeiro, de Star Wars. O evento tem entrada gratuita e acontecerá das 14h às 20h, no Piso L3.

No roteiro do encontro estão programadas diversas atividades, como desfile de cosplayers, aula de feitiços e quizz da saga. Além disso, o espaço contará com uma exposição de peças dos filmes ‘Harry Potter’ e Star Wars’ e, para quem quiser levar uma lembrança para casa, haverá um local para venda de souvenirs.

E os visitantes que levarem 1k de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 lata de leite em pó, assim como produtos de higiene e limpeza, concorrerão a sorteios de brindes temáticos. Os itens doados serão destinados ao Lar Maria de Lourdes, de Jacarepaguá.

Abaixo, segue a programação completa (será a mesma para os dois dias):

14h30 – Abertura de inscrição para o teste das casas com o chapéu seletor;

15h – Início do teste da seleção das casas de Hogwarts;

16h – Aula de feitiços;

17h – Clube de duelos (treinamento para DCAT) e aula de Defesa Contra as Artes das Trevas (DCAT);

18h – Desfile Cosplay;

19h – Quizz da saga;

20h – Encerramento das atividades.

Center Shopping Rio fica na Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá

Expo Franchising

O Riocentro recebe a Expo Franchising ABF Rio desta sexta (28) à sábado (30). Com quase o dobro do tamanho da última edição, os organizadores esperam reunir cerca de 20 mil franqueadores, franqueados e interessados no setor.

Além de estandes de mais de 250 marcas expositoras, o público poderá participar de um fórum com diversos nomes do empreendedorismo e especialistas em diferentes áreas, com o objetivo de informar quem planeja ingressar no ramo.

Os maiores destaques deste ano são os novos tipos de franquias como container, foodtruck, home office, modelos em que a casa do investidor é o escritório da empresa, e as microfranquias, que exigem um investimento a partir de R$ 5 mil. A expectativa é de que os negócios iniciados durante os três dias de feira movimentem R$ 200 milhões no setor. Os passaportes já estão à venda pelo portal.

Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca

Leia também

» Franquia de alimentação Akasa do Açaí custa menos de R$ 100... » Franquia Paper Pão custa menos de R$ 5 mil » Estreante na feira da ABF, empresa se destaca com “simulador 9D”
Informações & Vendas:
+55 21 3094-5662
expofranchising@fagga.com.br
COMPRE SEU INGRESSO
COMO CHEGAR
VIAGEM + HOSPEDAGEM
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
Horário do Evento:
13h às 21h.