Imprensa

12 ABR 2018

Veja como e onde buscar capacitação para ser um franqueado de sucesso

Abrir uma franquia pode ser a melhor alternativa para quem deseja ter o próprio negócio de uma forma mais segura e menos trabalhosa. O fato da operação já ter passado por um período de maturação garante ao franqueado uma alta possibilidade de sucesso, caso ele siga as orientações propostas pela franqueadora e trabalhe, incessantemente, pelo êxito do empreendimento. É sempre importante ressaltar esse fator para que ninguém pense que uma franquia atinge o sucesso sozinha, pois ela dependerá também da sua atuação como franqueado, que pode ser aprimorada com cursos de capacitação em franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em análise de 2017, a cada 100 unidades de franquias abertas, em média cinco fecham as portas após o primeiro ano de operação. Em comparação com os pequenos negócios do mercado em geral, as franquias têm vantagem competitiva. De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade dos micro e pequenos negócios abertos no Brasil gira em torno de 23%. Ou seja, a cada 100 empresas abertas no País, pelo menos 23 vêm a encerrar as operações após dois anos de funcionamento.

Alguns fatores são fundamentais para entender porquê os negócios franqueados têm esse diferencial. O primeiro deles diz respeito à operação ter sido testada por anos para que atingisse o equilíbrio necessário para se tornar franqueável. Outro, menos conhecido, é a busca por capacitação por parte dos franqueados. No franchising, é possível começar um negócio totalmente preparado para qualquer percalço que venha a ocorrer, além de acessar informações de grande pertinência para contornar situações de risco. Como? Através dos cursos de capacitação, que a cada ano atraem cada vez mais interessados em entender como funciona o sistema de franquias e o que é possível fazer para se preparar para tocar uma franquia e levá-la ao sucesso.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti, parte do sucesso do setor se deve a essa busca capacitiva, que já faz parte do sistema de franquias e é bastante disseminado pela associação, que oferece diversas opções de cursos de capacitação em franchising, inclusive à distância.

“O desenvolvimento do setor de franquias no Brasil se deve, em boa medida, à maior capacitação dos profissionais envolvidos, e a ABF, desde a sua fundação, há 30 anos, assumiu como parte de sua missão promover esse desenvolvimento por meio da educação empreendedora.”

 

Os cursos oficiais oferecidos pela ABF abrangem todas as áreas do setor e em diferentes níveis. Eles envolvem desde os conhecimentos necessários para se ingressar no sistema de franquias – como o ‘Entendendo Franchising’ – à pós-graduação, por meio do MBA Gestão de Franquias, pioneiro e único do tipo no País.

Dúvidas sobre capacitação em franquias

Além de preparar o interessado para tocar uma franquia, os cursos da ABF atuam também no sentido de sanar todas as dúvidas que futuros franqueados possam ter em relação ao negócio. A maior delas, motivo de discussões e debates diários entre os curseiros, é a questão: “qual franquia devo abrir?”

Na avaliação da diretora de Educação da ABF, Angela Manzoni, essa é uma questão impossível de se responder à bate pronto, pois ela dependerá de inúmeras variáveis, que por sua vez dependerá do perfil do franqueado. E é nesse ponto que os cursos da ABF trabalham: ensinar o interessado a abrir uma franquia a identificar possíveis pontos que possam ajudá-lo a esclarecer essa dúvida. Para isso, questões como: de que forma você deseja atuar, quanto você pode investir, por que quer abrir uma franquia, qual o segmento mais apropriado para o meu perfil empreendedor, entre outras, serão deixadas às claras para que ele esteja capacitado à escolher a marca e a franquia que se encaixará melhor ao seu perfil no fim do curso.

“Ensinamos nos cursos, principalmente no ‘Entendendo Franchising’, o que é essencial pesquisar durante o processo de aquisição de uma franquia. Isso é fundamental, pois os investidores muitas vezes estão aportando o dinheiro da vida, conquistado com muito suor. É de extrema importância, portanto, estudar minuciosamente cada detalhe do acordo. De forma alguma a compra de uma franquia pode ser uma decisão emocional, tomada de última hora. Essa escolha deve ser puramente racional.”

 

Outras dúvidas pertinentes e passadas a limpo nos cursos diz questão às taxas cobradas pelas redes franqueadoras, como royalties, publicidade, etc. Nesse caso, o interessado aprenderá a calcular esses números e entender o motivo desse tipo de cobrança.

Negociações com distribuidores e parceiros, relacionamentos, gestão, conversão de bandeiras, cláusulas contratuais, circular de oferta de franquia (COF), expansão, compra e venda de franquias, manutenção e marketing, também são abordados nos cursos.

Dados

Segundo análise da ABF, só no ano passado mais de 9 mil pessoas realizaram cursos de capacitação em franquias através dos cursos oferecidos pela entidade. Entre os módulos presenciais, foram mais de 3,7 mil alunos. Já os cursos online capacitaram outros 5,2 mil interessados.

Na avaliação da diretora de Educação, Angela Manzoni, os números deverão ser superados neste ano. A estimativa é ultrapassar a marca de 10 mil pessoas capacitadas.

Além dos cursos, a diretora enfatiza a importância e a relevância do networking gerado pelos encontros. Atualmente, o network é uma importante para empreendedores realizarem e criarem contatos de negócios. Fontes do franchising dão conta de que até franquias já foram comercializadas através desses contatos durante a troca de figurinhas entre participantes dos cursos.

“O cursos da ABF concentram o maior capital intelectual do franchising no Brasil. Os melhores especialistas do setor são nossos professores, ou eja, é um celeiro frutífero de possibilidades e informações que agregarão aos seus passos futuros.”

 

Os cursos

Recentemente, a ABF lançou, em parceria com o Sebrae, o Game Franquias Brasil. São seis cursos online gratuitos, em formato de games, que levam o usuário a vivenciar a experiência de administrar uma franquia nas seguintes áreas: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas; Atendimento a Clientes; Marketing e Merchandising; Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho.

O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita nas principais plataformas de downloads, como iOS e Android.

Informações e vendas